domingo, 18 de dezembro de 2011

Maternidade para econegócios


É cada vez mais comum encontrar empreendedores com vontade de criar econegócios. O problema é que esse tipo de projeto geralmente requer um investimento alto (muitos demandam pesquisas dispendiosas ou equipamentos caros) e só tem retorno a longo prazo. Para fazer com que mais ideias verdes brotem no Brasil, vem surgindo uma nova modalidade de incubadora, específica para quem tem um plano de empreendimento voltado à sustentabilidade. As empresas incubadas contam com a estrutura necessária para orientá-las por longos períodos – até seis anos.

Criada em 2007 no Espírito Santo, a Incubalix trabalha com cinco companhias no momento – entre elas, a Revertec, que recicla equipamentos eletroeletrônicos, e a Biomarca, que produz biocombustível a partir do óleo de fritura. Criada no município de Cariacica, região metropolitana de Vitória, a incubadora surgiu a partir de uma parceria entre o Sebrae do Espírito Santo, o Instituto Marca de Desenvolvimento Socioambiental e a empresa Marca Ambiental. “A Marca Ambiental sempre trabalhou com resíduos”, diz Alessandra Schirmer, 36 anos, gestora da incubadora. “Mas agora esses resíduos ganharam um destino mais produtivo. É o lixo gerando negócios.” Contando com uma área de 2 milhões e meio de metros quadrados, a Incubalix garante espaços amplos para as empresas. O tempo da incubação é de cerca de quatro anos. As incrições para o processo de seleção estão abertas e devem ser feitas: informações pelo telefone 27/2123-7732 ou pelo site www.marcaambiental.com.br/incubalix.

Partiu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a iniciativa de criar uma incubadora dedicada à biotecnologia. “Havia uma necessidade de interagir com o setor de negócios, transformando pesquisas em produtos inovadores”, diz Vivian Mutti, 53, gerente da Incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia (IE-CBiot/UFRGS). Três empresas se graduaram desde o início das atividades, em 2001 – existem mais oito sendo incubadas. “Trabalhamos com um período de incubação de três anos, prorrogáveis por mais três”, diz Vivian. Os interessados podem se inscrever até o final de abril, apresentando um plano de negócios de acordo com o modelo disponível na página www.cbiot.ufrgs.br/ie-cbiot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário